O cara que aparece na capa de No Security se chama Wolfgang Dusek. Ele trabalha numa ótica em Viena. A foto foi tirada dia 11 de julho de 1998, no show dos Stones em Wiener Neustadt.
Entre as faixas 7 (Saint Of Me, gravada em Buenos Aires) e 8 (Waiting On A Friend (gravada em St Louis), de No Security, foi inserida uma frase em que Mick diz, em polonês: Milo byc znowu w Polsce, que significa, é bom estar na Polônia novamente.
Mick Jagger é um grande colecionador de discos piratas dos Stones. Mas não gosta de ouvir os discos oficiais da sua própria banda.
Parte de Exile On Main Street foi gravado na casa de Keith Richards, na França, com eletricidade roubada do metrô. O título de trabalho do álbum, 1º lugar nas paradas, era Tropical Disease.
Outros títulos de trabalho de álbuns dos Stones: April Fools (Black And Blue), Sticky Fingers (Let It Bleed), Cosmic Christmas (Their Satanic Majesties Request), Tattoo (Tattoo You), More Fast Numbers (Some Girls), Could You Walk On The Water? (Aftermath) e Butt Naked (Stripped).
Blessed Poison e Rock foram dois nomes cogitados para batizar o álbum Bridges to Babylon. Rock foi descartado para não parecer uma resposta a Pop, do U2.
O número do telefone do escritório da agência de publicidade dos Stones (a (Rogers & Cowans Agency, em Nova York) é 1--212-779-3500.
She's So Cold é um plágio de uma música de mesmo nome, escrita pelo obscuro Willy Nile. O autor não é creditado, mas recebe parte dos royalties.
Mick Jagger é mesmo um cara de pau: Anybody Seen My Baby foi chupada de Constant Craving, da canadense kd Lang. Ela só foi creditada depois que o líder dos Stones foi alertado pela sua gravadora.
Quem escreveu a música Time Waits For No One, do álbum It's Only Rock and Roll, foi Mick Taylor. Jagger registrou a canção como sua - e Taylor pediu demissão do grupo.
Várias músicas dos Stones tiveram outros nomes antes de serem lançadas. Alguns exemplos: Silver Blanket (Salt Of The Earth), Tall & Slender Blondes (She's So Cold), Wish A Woman (Dance, Pt.2), Bulldog (Little T & A).
Todo o material de divulgação do álbum Black and Blue foi censurado. Os cartazes mostravam uma garota cheia de hematomas e a seguinte frase: Eu estive com os Stones...e adorei!
Várias músicas dos Stones já foram usadas em comerciais: Brown Sugar (Kahlua e Pepsi), You Can't Always Get What You Want (Motorola), I'm Free ( AT&T), Start Me Up (Microsoft, Win95), She's A Rainbow (Apple IMac), Satisfaction (Snickers) e Rice Crispies Jingle (Rice Crispies), entre outras.
Mick Jagger e Charlie Watts são quem decidem, na maior parte das vezes, como serão as capas dos álbuns do grupo.
Nos anos 80 o filho de Bill Wyman casou-se com a mãe de Mandy Smith, que, na época, era casada com Bill - o que fez do garoto sogro de seu próprio pai.
Keith Richards e Bobby Keyes nasceram na mesma data: 18 de dezembro de 1943.
Mick Jagger e Keith Richards se conheceram quando tinham cinco anos. Eles freqüentavam a mesma escola, a Wentworth County Primary School, em Dartford, na Inglaterra.
A base de It's Only Rock and Roll foi gravada na casa de Ron Wood e, posteriormente, no Rolling Stone Mobile, em Stargroves, Newbury. David Bowie, não creditado, faz vocal de apoio.
Nanker Phelge é um pseudônimo que os Stones usavam para assinar composições nos 60's. É, também, o título de uma canção nunca lançada (está no boot Accidents Will Happen).
The Glimmer Twins é um pseudônimo usado por Mick Jagger e Keith Richards.
Nos anos 60 Mick Jagger foi a um jantar e, devido à aparência andrógina, um senhor lhe perguntou se ele era homem ou mulher. Mick não teve dúvidas: levantou, abriu o zíper e botou o pau pra fora.
Dois dos mais famosos riffs de guitarra dos Stones não são obra de Keith Richards: Mick Jagger escreveu Brown Sugar, e Bill Wyman bolou Jumpin' Jack Flash.
Start Me Up foi gravada originalmente como um reggae. Após várias sessões de estúdio, foi editada no formato em que aparece em Tattoo You.
O logotipo da língua que os Stones usam foi desenhado por Craig Braun e por Andy Warhol. Eles se inspiraram em Khali, uma deusa hindu. E no bocão de Jagger, claro.
Fera na guitarra, desastre no volante: em 1966 Keith Richards comprou um Bentley, mas foi reprovado no teste de direção.
O solo de sax alto na música You know My Name (Look Up The Number), dos Beatles, foi feito por Brian Jones.
Foi Keith Richards, furioso, quem escreveu Gimme Shelter - em 20 minutos. Aconteceu após ele perceber que Mick Jagger e Anita Pallenberg não estavam apenas encenando uma cena de sexo. A seqüência foi lançada como filme soft pornô na Holanda.
O primeiro disco pirata da história do rock surgiu em dezembro de 1969. Se chamava Live'r Than You'll Ever Be, gravado a partir de um show dos Stones no Oakland Coliseum, Califórnia.
It Must be Hell, de Jagger e Richards, tem um riff de guitarra chupado de Soul Survivor, de...Jagger e Richards.
Angie, ao contrário do que quase todos acreditam, não foi escrita por Jagger para Angela Bowie. A canção foi escrita por Keith Richards - para Anita Pallenberg.
O líder dos Stones deveria ter sido Paul Jones, mas ele foi desaconselhado por seu agente. Jagger pegou o emprego, e Jones virou cantor do Manfred Mann.
Em 1961, Charlie Watts escreveu e ilustrou um livro sobre a vida do saxofonista de jazz Charlie Parker. O nome do livro é Ode To A High Flying Bird.
A primeira vez que Keith Richards fez o lead vocal inteiro, em uma música dos Stones, foi em You Got The Silver, do álbum Let It Bleed. (Uma versão pirata, com vocal de Jagger, é muito melhor).
O solo de mandolin em Love in Vain, de Robert Johnson, que os Stones gravaram em Let It Bleed, é de Ry Cooder, o mesmo que fez a trilha do filme Paris,Texas.
A frase I Can't Get No (Satisfaction) foi tirada de uma música de Chuck Berry chamada 30 Days, em que ele canta I Can't Get No Satisfaction From The Judge.
Na tour de 1975, Keith tocou baixo ao vivo em Fingerprint File. Ron Wood cuidou das guitarras, e Bill Wyman dos teclados. Keith ja havia tocado baixo ao vivo antes, com o Dirty Mac.
A capa de Like a Prayer, de Madonna, foi plagiada de Sticky Fingers, dos Stones, que traz a assinatura de Andy Warhol.
O modelo da capa de Sticky Fingers foi o ator Joe Dallesandro - o preferido de Andy Warhol.
Tattoo You foi o último disco dos Stones a chegar ao 1º lugar das paradas. Ironia: o álbum foi feito com sobras de estúdio, principalmente das sessões do fraquíssimo Goats Head Soup.
Pierre de Beauport, creditado como "ministro da produção" em Bridges To Babylon, é o sujeito que cuida das guitarras de Keith Richards. Ele é co-autor de uma das faixas desse álbum.
O nome The New Barbarians foi idéia de Neil Young.
Quem toca bateria em Sleep Tonight é Ron Wood. Motivo: Charlie Watts abandonou a sessão de gravação devido a uma briga entre Mick Jagger e Keith Richards.
O nome Rolling Stones foi inspirado na canção Rollin'Stone Blues, de Muddy Waters.
The Rolling Stones foi, nos anos 50, o nome de um trio de dance hall na Inglaterra. Três irmãos faziam parte do grupo, e o mais velho deles se chamava Brian Stone.
Antes de ser baterista, Charlie Watts tocava banjo.
O primeiro single de autoria do grupo foi Stoned, lançado em 1963. O segundo foi I Wanna Be Your Man, escrito por John Lennon e Paul McCartney.
A primeira música que Jagger e Richards escreveram juntos foi Tell Me.
Sympathy For The Devil foi inspirada em ritmos brasileiros, após Jagger e Richards visitarem o Brasil, no final dos anos 60.
Satisfaction foi escrita por Mick Jagger, na beira de uma piscina na Flórida.
Antes de entrar para os Stones, Brian Jones trabalhou na loja de departamentos Whiteley's, de Londres, de onde foi demitido por furto.
Quando Jagger e Richards conheceram Brian Jones, ele usava o nome artístico de Elmo Lewis.
Bill Wyman foi o Stone mais velho que já passou pelo grupo. Ele nasceu dia 24 de outubro de 1936.
Quem toca sax na música Waiting on a Friend, de Tattoo You, é o jazzman Sonny Rollins.
Quem indicou os Hells Angels a Jagger para cuidar da segurança em Altamont - onde Meredith Hunter foi assassinado - foi o Grateful Dead Jerry Garcia, guru da filosofia paz e amor.
Charlie Watts também já foi junkie de carteirinha. Em entrevista ao programa 60 Minutes, em 1994, ele admitiu que nos anos 80 estava viciado em anfetaminas e em heroína.
A garota do clip de Like a Rolling Stone é a atriz Patricia Arquette. A de She Was Hot é a ex-modelo e atriz Anita Morris, que fez bastante sucesso na Broadway.
A garota do clip de Anybody Seen My Baby é Angelina Jolie, filha do ator John Voight. Ela pode ser vista nos filmes Hackers, Gia, Garota, Interrompida, O Colecioandor de Ossos, entre outros.
0 comentários:
Postar um comentário